domingo, 17 de outubro de 2010

International Superstar Soccer, também conhecido como ISS, é considerado um dos maiores fenômenos do futebol nos 16 bits.


ISS foi produzido pela divisão da Konami em Osaka, KCEO, e saiu para diversos consoles, incluindo o próprio SNES, Mega Drive, Nintendo 64, Game Cube, Playstation e PC, enquanto a outra versão – não menos famosa – chamada Winning Eleven, foi produzida pela divisão da Konami em Tokyo KCET, que foi produzido originalmente para o PlayStation.
 A série começou bem cedo, no NES, em 1991, com o lançamento de Konami Hyper Soccer, o primeiro jogo de futebol da Konami em um console. Mesmo não tendo nenhuma ligação com ISS, esse título da série “Hyper Sports” fez bastante sucesso e foi o Kick-off da Konami na produção de jogos desse esporte. Em 1994, a Konami lança no Japão o fenômeno Jikkyō World Soccer: Perfect Eleven, o mesmo jogo foi batizado de Superstar Soccer no resto do mundo, daí nascia um campeão.

Curiosidades

  • Superstar Soccer foi o primeiro jogo de futebol a apresentar gráficos mais “adultos”, o comum era ter jogadores estilo SD, o “super deformado”.
  • Os jogadores são todos iguais, com diferença de cores de pele e cabelo apenas. Apenas as “estrelas” das seleções tem características físicas próprias, como o rabinho de cavalo do italiano Roberto Baggio e a cabeleira do colombiano Valderrama, já os nomes são fictícios.
  • ISS também foi o primeiro jogo de futebol a mostrar o número das camisas nos jogadores, embora os goleiros sempre tinham o numero 1 nas costas, intependentemente.
  • Para completar, ISS foi também inaugurou o sistema de narração play-by-play, bem arcaico na verdade, mas foi um começo.

Versões
International Superstar Soccer 2000 (N64)
International Superstar Soccer 2000 (N64)
Em 95 foi lançado um upgrade dessa versão, o ISS Deluxe, inserindo novas seleções, campeonatos e um modo de edição (no japonês Fighting Eleven). ISS ainda ganhou versões para Mega Drive, Nintendo 64, PlayStation, PlayStation 2, Gameboy Advance, Game Cube, Xbox e PC.
Além desses lançamentos “oficiais”, diversos hacks foram produzidos, esses muito populares aqui no Brasil, substituindo seleções por times locais e até os arquivos de audio, colocando uma narração personalizada no game. Hoje a série se chama Pro Evolution Soccer e luta de frente com o clássico da EA, FIFA Soccer.


Um comentário: